O Instituto Português de Acreditação, I.P. foi criado pelo Decreto-Lei 125/2004 de 31 de Maio, tendo-lhe sido atribuídas as funções de organismo nacional de acreditação que consistem em reconhecer a competência técnica dos agentes de avaliação da conformidade de acordo com referenciais internacionais.
A ENAC - Entidad Nacional de Acreditación – é a agência designada pelo governo espanhol para operar em Espanha como Organismo Nacional de Acreditação, nos termos do Regulamento (UE) nº 765/2008 que regulamenta o funcionamento da acreditação na Europa.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, autarquia federal criada pela Lei nº 5.966, de 11 de Dezembro de 1973, CNPJ/MF sob o nº 00.662.270/0001-68, através da Coordenação Geral de Acreditação – CGCRE, é o organismo que elabora os princípios e as políticas para o desenvolvimento, manutenção e operação da acreditação de organismos de avaliação da conformidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC, de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Conmetro.
A Social Accountability Accreditation Services é um organismo de acreditação que tem a responsabilidade de reconhecer e monitorizar a competência dos organismos certificadores, de acordo com referenciais internacionais, incluindo a norma SA 8000, norma de referência para as questões relacionadas com a ética e condições de trabalho. A SAAS começou por ser um departamento incluído na estrutura da Social Accountability International (SAI) em 1997, tendo sido formalmente criada em 2007 como uma entidade sem fins lucrativos.
Assurance Services International, é um organismo de acreditação de várias normas e iniciativas de sustentabilidade. Monitoriza a conformidade, tomada de decisão e atividades dos organismos de certificação através de uma abordagem individual e holística. A ASI baseia a sua avaliação e acreditação de organismos de certificação exclusivamente em esquemas proprietários, como é o caso do FSC®.
A APCER é acreditada pela IOAS para a certificação de produtos. Número de acreditação: Contrato nº 147. Ver www.ioas.org/accreditation/accredited-bodies/ para informação atualizada.
Esta associação foi criada em Bruxelas, por algumas empresas, para representar os interesses de comércio externo de retalhistas, marcas e importadores para instituições europeias e internacionais. A amfori é a principal associação global para o comércio aberto e sustentável, reunindo mais de 2000 retalhistas, importadores, marcas e associações de mais de 40 países. A sua missão é permitir que cada um dos seus membros aprimore a prosperidade humana, use recursos naturais de forma responsável e conduza o comércio global de forma aberta.
A SEDEX (Supplier Ethical Data Exchange) é uma comunidade internacional que promove melhorias nas práticas comerciais éticas e socialmente responsáveis na cadeia de abastecimento global. É a base de uma das plataformas colaborativas líderes a nível mundial para compradores, fornecedores e empresas auditoras afiliadas, onde é armazenada, partilhada e reportada informação de forma rápida e fácil. A SEDEX ajuda mais de 50.000 membros em mais de 150 países a trabalharem juntos com o objetivo de gerirem melhor o seu desempenho social e ambiental e implementarem medidas para proteger as pessoas, o ambiente e os seus negócios.
A APCER é uma AAC (AffiliateAuditCompany – Empresa Auditora Afiliada) da SEDEX.
A Social & Labour Convergence Program é uma iniciativa multissetorial sem fins lucrativos que tem como objetivos eliminar a fadiga de auditoria nas cadeias de abastecimento globais, e melhorar as condições sociais e laborais das empresas inseridas nessas cadeias.
É aplicável às indústrias têxtil, de vestuário e de calçado, e fornece as ferramentas para recolher e partilhar informação sobre as condições de trabalho nas cadeias de abastecimento globais, substituindo a necessidade de auditorias sociais repetitivas.
A APCER é organismo verificador aprovado para o programa SLCP na China.
A APCER pertence à rede de Approved Training Partners do CQI e IRCA, englobando na sua oferta formativa alguns cursos certificados por esta entidade.
A APCER é também reconhecida enquanto entidade formadora pela DGERT, garantindo os melhores padrões da formação prestada em diversas áreas.
O IRTA - Institut de Recerca i Tecnologia Agroalimentàries, é um instituto de investigação pertencente ao Governo da Catalunha, vinculado ao Ministério de Ação Climática, Alimentação e Agenda Rural e faz parte do sistema de centros CERCA da Catalunha. É regulado pela Lei 04/2009, aprovada pelo Parlamento catalão a 15 de abril de 2009, e é regido por regulamentos privados.
O IRTA, um dos fundadores da WELFARE QUALITY NETWORK, em colaboração com o Instituto Vasco de Investigación y Desarrollo Agrario SA (NEIKER) desenvolveu o Esquema de Certificação em Bienestar Animal Welfair™, de que é proprietário, baseado nos protocolos Welfare Quality geridos pela Welfare Quality Network, nos protocolos AWIN® geridos pela AWIN® Network, e nos protocolos Welfare Quality Inspired desenvolvidos e geridos pelo próprio IRTA.
IQNET - International Certification Network é uma associação internacional, não governamental e sem fins lucrativos. Com mais de 30 anos de atividade, a IQNET é a rede de organismos de certificação mais credível e confiável do mundo, e líder na sua atividade. A rede IQNET tem atualmente 35 parceiros, com mais de 400 subsidiárias ou filiais em todo o mundo, envolvendo mais de 40.000 profissionais, dos quais cerca de 20.000 são auditores.
Como um dos representantes e players mais respeitáveis do mercado global de avaliação de conformidade, a IQNET participa ativamente em fóruns e organizações locais e globais, investindo recursos e esforços significativos na credibilidade, ética, competência e valor do processo de avaliação de conformidade, em benefício dos seus parceiros, clientes e outras partes interessadas.
Os parceiros da IQNET disponibilizam em conjunto mais de 200 serviços de certificação de sistemas de gestão e de avaliação. Estes serviços são realizados de acordo com normas internacionais (Ex: publicadas pela ISO, CEN, entre outros organismos de normalização), ou de acordo com normas ou regulamentos locais.
De acordo com o IQNET Multilateral Agreement , os parceiros têm o direito de emitir um Certificado IQNET, em conjunto com os seus próprios certificados. Este certificado permite ao parceiro e à IQNET reconhecer que o sistema de gestão da organização está em conformidade com as normas definidas, como a ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, entre muitos outros referenciais normativos.
Certificados reconhecidos a nível mundial:
Competência global dos processos:
Conhecimento assegurado:
Com sede na Áustria, a Quality Austria, membro da rede IQNET – The International Certification Network, surge em 2004 resultado da fusão de três entidades de referência: OQS - Austrian Association for the Promotion of Quality and Management Systems, OVQ - Austrian Association for Quality Assurance, OQA - Austrian Society for the Promotion of Quality e AFQM - Austrian Foundation for Quality Management.
As parcerias estabelecidas pela Quality Austria permitem a prestação de serviços em vários mercados do leste e sul da europa, norte de áfrica, ásia, américa do sul e central e agora em Portugal.
Esta parceria permite à APCER disponibilizar serviços de certificação de acordo com os referenciais IFS, BRCGS e FSSC 22000, de acordo com elevados padrões internacionais de credibilidade, e recorrer a parceiros da rede para realização de auditorias locais em outros países.
Experiência:
Competência:
Capacidade de resposta:
APSCA - Association of Professional Social Compliance Auditors foi criada nos Estados Unidos da América para apoiar organizações e pessoas, e é a principal associação da indústria, promovendo ativamente o uso de auditorias independentes de responsabilidade social.
A APCER é uma das 32 Empresas Membro Efetivo da APSCA, que pela sua vasta experiência em auditorias no âmbito da responsabilidade social, demonstra o seu compromisso com esta temática. Atualmente, a APSCA tem mais de 4060 Auditores Membros em 96 países.
A missão da APSCA é aprimorar o profissionalismo, a consistência e a credibilidade dos auditores individuais e organismos, que disponibilizam auditorias independentes de responsabilidade social, desenvolvendo uma força de trabalho de profissionais comprometidos, competentes, experientes e éticos.
A APSCA adotou um Código e Práticas de Conduta Profissional, que estabelece o nível esperado de conduta profissional da APCER como Membro Efetivo, comprometendo-se a APCER a respeitar os princípios nele descritos na realização de todos os serviços de auditoria de responsabilidade social.
Credibilidade mundial:
Garantia de exigência:
Competência assegurada:
Fundada em 1984 e sediada na Califórnia, Estados Unidos da América, a SCS Global Services opera em todo o mundo. Disponibiliza soluções de auditoria, teste, certificação, inspeção e formação nas áreas da sustentabilidade e responsabilidade social, atuando em 3 grandes áreas: Certificação Ambiental, Recursos Naturais e Agricultura e Alimentação.
Esta parceria permite à APCER disponibilizar serviços de certificação de acordo com os referenciais de cadeia de custódia RSPO, UTZ/RA, MSC/ASC, de acordo com elevados padrões internacionais de credibilidade, e recorrer a parceiros da rede para realização de auditorias locais em outros países.
Experiência:
Competência:
Capacidade de resposta: