A norma ISO 22301 – Societal Security – Business Continuity Management Systems - Requirements, foi desenvolvida para ajudar as organizações a minimizar o risco associado a acontecimentos disruptivos. Esta norma vem substituir a norma britânica BS 25999.
A ISO 22301 especifica os requisitos para planear, estabelecer, implementar, operar, monitorizar, rever, manter e melhorar continuamente um sistema de gestão, com o objetivo de responder eficazmente a ocorrências que possam interromper o normal funcionamento de uma organização. Os requisitos especificados na ISO 22301 são genéricos e pretende-se que sejam aplicáveis a todas as organizações, independentemente do tipo, dimensão e natureza da organização. O campo de aplicação destes requisitos depende do ambiente de trabalho e complexidade da organização em causa.
A norma está assente no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), o que permite a integração com outros sistemas de gestão como a ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, ISO/IEC 27001 – Sistema de Gestão da Segurança de Informação e ISO/IEC 20000-1 – Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação.