É cada vez mais importante as organizações educativas avaliarem em que medida cumprem os requisitos a que estão obrigadas, para poderem melhorar o serviço prestado e irem de encontro aos requisitos das partes interessadas relevantes.
A ISO 21001, publicada em 2018 e traduzida para português em 2020, pretende ser uma ferramenta de gestão comum para todas as organizações que fornecem produtos e serviços educativos e que são capazes de responder às expectativas de alunos, pessoal e de outras partes interessadas relevantes.
Aplica-se a qualquer organização, pública ou privada, de maior ou menor dimensão, que, através de um programa curricular presencial, em e-learning ou híbrido, apoie o desenvolvimento de competências pela via do ensino, da aprendizagem ou da pesquisa, independentemente do tipo, duração ou método de entrega.
Pode também ser aplicada por organizações educativas dentro de organizações maiores, cujo negócio principal não é educação, como por exemplo departamentos de formação profissional. Não se aplica, no entanto, a organizações que apenas desenvolvem produtos educacionais.
Tendo como base a estrutura de alto nível da ISO – International Organization for Standardization, a ISO 21001 permite a fácil integração com outros sistemas de gestão implementados, como é o caso da ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 entre outros.