Para responder às necessidades dos estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde na prevenção de úlceras de pressão, a APCER desenvolveu a especificação de produto APCER 5009 – Superfícies de apoio: Colchões e colchões de sobreposição de espuma.
As úlceras de pressão constituem um problema recorrente de saúde pública e são um indicador da qualidade dos cuidados prestados. É reconhecido pelos profissionais de saúde e pela comunidade científica, que a utilização de colchões com superfície redistribuidora de pressão diminui a probabilidade de desenvolvimento de úlceras de pressão, estimando-se que 95% destas lesões são evitáveis. A prevenção de úlceras de pressão constitui um desafio, sendo o custo do seu tratamento superior ao custo da sua prevenção.
Os colchões e colchões de sobreposição de espuma especificados na APCER 5009 apresentam características que contribuem para a melhoria do conforto, segurança e prevenção dos riscos relacionados com o aparecimento de doenças. São constituídos por um revestimento amovível que cobre um ou mais elementos de enchimento em espuma flexível de poliuretano. O desempenho dessa espuma pode contribuir para a prevenção das úlceras de pressão.
A especificação APCER 5009 distingue as superfícies de apoio em quatro classes, de acordo com o tipo de espuma constituinte: Classe I - Colchão de espuma convencional, Classe II - Colchão de espuma de alta resiliência, Classe III - Colchão de espuma viscoelástica, e Classe III A - Colchão de sobreposição, de espuma viscoelástica, e define os requisitos dos constituintes do produto (espumas de poliuretano, espumas viscoelásticas e capa) e os requisitos de desempenho do produto final (comportamento ao fogo e desempenho do colchão de espuma viscoelástica quando sujeito ao teste de repartição de pressões). A especificação define, também, o plano de ensaios para controlo interno da produção e ensaios de controlo externo a efetuar pela APCER, os requisitos do sistema de gestão e processo de produção que devem ser implementado pelo fabricante, e o conteúdo mínimo que deve constar das instruções de utilização do produto.
O ciclo de certificação é de 5 anos, ao fim do qual será realizada uma auditoria de renovação de conteúdo igual à da concessão. Em todas as auditorias, a equipa auditora avalia o cumprimento dos requisitos definidos na APCER 5009.
A certificação do produto APCER 5009 - Superfícies de apoio: Colchões e colchões de sobreposição de espuma, pretende introduzir um fator de diferenciação no mercado português, harmonizando e elevando os requisitos essenciais de qualidade do produto, para além dos aplicáveis no âmbito da marcação CE. Com a APCER 5009 pretende-se a criação de mecanismos para assegurar que tais produtos são consistentemente produzidos e fornecidos de acordo com os requisitos definidos.